Pular para o conteúdo principal

Scarlet Firethorn - Pyracantha coccinea






















A piracanta é uma planta arbustiva ornamental, conhecida no mundo todo por sua beleza e rusticidade. Seu porte é médio, com cerca de 3 a 5 metros de altura. O caule é ramificado, lenhoso, com ramos eretos, arqueados ou pendentes e recobertos por espinhos curtos e afiados. As folhas são pequenas, simples, perenes, alternas, elípticas a espatuladas, coriáceas, lustrosas e com margens serrilhadas. A superfície superior das folhas é glabra e de cor verde escura, enquanto que a página inferior é verde-pálido, mais clara e pubescente. As inflorescências surgem no verão e são do tipo corimbo, com numerosas flores brancas e pequenas, com perfume não muito agradável, mas fraco. No outono e inverno, as flores dão lugar a numerosos frutinhos do tipo baga, amarelos, laranjas ou vermelhos, que permanecem por longo tempo adornando a planta, a não ser que sejam comidos por ávidos passarinhos.

No paisagismo a piracanta é versátil e de rápido crescimento, que pode ser plantada isolada ou em renques. Sua plasticidade permite que dela seja feito arbusto formal, informal e até mesmo uma pequena trepadeira ou arvoreta, através de podas de formação. Desta forma é fácil encaixá-la em diferentes estilos de jardins. Através de podas bem conduzidas pode adquirir forma compacta, que juntamente com seus espinhos a tornam uma boa planta para cercas vivas defensivas. Também é muito visada para bonsai. Rústica e de baixa manutenção, a piracanta é ótima para jardineiros iniciantes.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente nos primeiros anos após o plantio. Tolera meia-sombra, mas floresce e frutifica menos nesta situação. Depois de bem estabelecida, ela se torna resistente, capaz de tolerar até períodos de estiagem. Aprecia o frio subtropical. Em locais de clima frio, suas folhas podem adquirir cores bronzeadas no outono. Multiplica-se por sementes ou alporques.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Photinia fraseri Cerca Viva

Jacarandá Azul Mimoso

Cipreste Italiano

PELO VALOR ANUNCIADO VOCÊ RECEBERÁ EM SUA CASA 1 ENVELOPE COM 20 SEMENTES